-
Infográfico: Recomendações para Intubação COVID19
-
COVID-19: uma mensagem poderosa da Itália
Em 21 de fevereiro, um paciente chamado Aldo, um homem de 72 anos de idade, veio ao nosso DE (Departamento de Emergência), com febre e dispnéia progressiva. Além disso, seu Rai-x de tórax veio com um padrão intersticial. Foi neste dia que o COVID19 chegou ao nosso departamento de emergência… Neste post vamos descrever como respondemos…
-
Curso Reviews: AIME Advanced
CURSO: AIME Advanced http://aimeairway.ca Realizado em: 14/02/2020 CIDADE: Halifax, Canadá MINHA BAGAGEM PRÉVIA: 2017: XXIII Curso de Via Aérea Difícil: Abordagem teórico – prática. (Carga horária: 10h). Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil. https://www.e-inscricao.com/anestesiologiausp/vad 2018: The Difficult Airway Course: Emergency. (Carga horária: 32h). SCHUMACHER Clinical Partners, Estados Unidos…
-
ERcast 09 – Máscara Laríngea, a continuação…
Boa noite, plantonistas! Essa é a continuação do episódio 08 sobre máscara laríngea. Se você não ouviu o episódio 08, volte e ouça antes de ouvir esse. Espero que gostem!
-
ERcast 08 – Máscara Laríngea, o início…
Boa noite, plantonistas! Hoje o tema é um dos dispositivos mais importantes para abordagem da via aérea na emergência: a máscara laríngea. Indicações Dispositivo de resgate na via aérea falha(não conseguiu intubar): Substituir a BVM se falha para oxigenação Assegurar mínima troca gasosa enquanto se prepara para cricotireoisdostmia na situação NINO Contra-indicações e limitações: Massas…
-
ER Cast 07: Hipertensão Severa Aguda: Manejo no Departamento de Emergência
Você inicia seu plantão com a sala vermelha lotada, e recebe um paciente da triagem classificado como muito grave: “A pressão dele está 200x130mmHg!!” O paciente é colocado num leito monitorizado, e enquanto você o examina ele nega qualquer sintoma, refere apenas que foi a uma avaliação admissional quando foi visto que a pressão estava…
-
Aula o Mindset do Emergencista: Inspirese SP
Para ouvir: Are you gonna be my girl, Jet E pra começar essa missão de inspirá-los sobre a nossa carreira na Medicina de Emergência, vou contar pra vocês, a partir da minha vivência, como é que pensa um Médico Emergencista. O que faz essa especialidade ser única. Afinal, o que é um médico emergencista, onde…
-
REVERT: O trabalho
O que sabemos: Para o tratamento de TSV estável o ACLS recomenda primeiro Manobras Vagais habituais (taxas de sucesso em torno de 5 a 20%) e a seguir, se não houver resultado: Adenosina 6mg e depois 12mg, uma medicação segura, efetiva e com meia-vida muito curta, porém que causa um mal estar angustiante no paciente,…
-
Como Apresentar um Caso na Emergência
Tradução livre de: https://emupdates.com/present/ O principal desafio como interno/residente ao apresentar um paciente ao supervisor/preceptor é que cada preceptor é diferente, quer coisas diferentes, tem uma abordagem diferente, o que torna seu trabalho impossível. Você se dará bem se tiver um sistema. Aqui está um sistema: Antes de apresentar o caso em mãos, esteja atualizado…
-
Cursos Review: US-POC
CURSO: Ultrassom Point-Of-Care Emergência e terapia intensiva ECEM http://pocusbrasil.com.br/?tp=cs&pg=pocus4 Realizado em: 19, 20 e 21/07/2019 CIDADE: Fortaleza, CE MINHA BAGAGEM PRÉVIA: Curso online: Rio Ensino Médico https://www.rioensinomedico.com/ultrassonografia/ O QUE ACHEI: Você que trabalha atendendo paciente grave e como eu, não sabe muita coisa de Ultrassom POC, você precisa correr meu amigo! Correr e aprender para…
-
A DECISÃO DE INTUBAR
POR QUE INTUBAMOS? O momento certo de indicar uma intubação no Departamento de Emergência é uma decisão difícil. Existem pacientes em franco estresse respiratórios, ou com o nível de consciência muito rebaixado, que a indicação é clara e fácil de ser realizada. E alguns pacientes que estão bem e respondendo rapidamente ao tratamento, onde intubar…
-
Acesso Venoso Central
A punção venosa percutânea constitui uma prática importante nos pacientes traumatizados, em emergências cirúrgicas e doentes críticos que necessitam cuidados intensivos de ressuscitação. Define-se por acesso venoso central o posicionamento de um dispositivo apropriado de acesso vascular cuja extremidade atinja a veia cava superior ou inferior, independentemente do local da inserção periférica. Principais indicações da…
-
Algoritmos de Via Aérea
Ler algoritmo sem motivação parece uma tarefa chata, e nossa intenção não é que vocês decorem sequências e setas, mas que consigam através de uma organização clara, feita por gente que estudou muito e vivenciou o manejo da via aérea na emergência, entender as opções que temos em cada situação. Acredite em mim, intubar um…
-
Anatomia das Vias Aéreas
Por FELIPE AUGUSTO M. DE OLIVEIRA JULE R O G SANTOS Você indica intubação para um paciente com quadro de pneumonia, em franco desconforto respiratório, mesmo após tentativa de terapia com Ventilação Não Invasiva. Após indicada a intubação, avisada a equipe, você inicia a avaliação tentando identificar indícios de via aérea difícil, que possam te…
-
PRÁTICA DELIBERADA – micro-habilidades e o Manejo da Via Aérea na Emergência
Meu primeiro contato com o conceito: Prática Deliberada, foi com esse vídeo do Dr. George Kovacs (médico Emergencista canadense) falando sobre “A via aérea psicologicamente perigosa“ (tradução livre), esse vídeo mudou minha percepção sobre minhas próprias habilidades, reconhecer tudo o que não tinha sido me ensinado e me ajudou a ensinar melhor. https://www.youtube.com/watch?v=lGEPihAG_Yw AIME (http://www.aimeairway.ca)…
-
Como treinar: CRICO CIRÚRGICA
Você iniciou a laringoscopia e para sua surpresa a via aérea do paciente não é tão fácil quanto você esperava, você posiciona melhor a cabeça do paciente, faz a movimentação bimanual da laringe, mas mal consegue ver o final da base da língua: cadê a epiglote? O paciente tá dessaturando! Alguém te avisa. Você tenta…
-
POCUS para abscesso – Tem acurácia?
Tradução livre (com autorização) de: Journal Feed: Acesse, assine e se mantenha atualizado: posts diários com resumos e breve avaliação crítica dos principais artigos sobre medicina de emergência. Escrito por Clay Smith Leia o original aqui: https://journalfeed.org/article-a-day/2019/pocus-for-abscess-is-it-accurate Resumo: O ultra-som a beira do leito (POCUS) não foi melhor do que o julgamento médico quando eles tinham…
-
Quantiferon e GeneXper
A tuberculose é uma doença endêmica no Brasil que pode comprometer vários órgãos e sistemas, em especial nos pacientes imunocomprometidos, nos quais há maior risco de formas graves e reativação da infecção. O diagnóstico rápido e preciso é fundamental para evitar um desfecho desfavorável, dentre as opções temos duas tecnologias, o Quantiferon e o GeneXpert®…
-
Vida de Residente com Ian Ward
VIDA DE RESIDENTE Com Ian Ward Abdalla Maia, Residente do 3 ano de Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Nascido no Rio de Janeiro, Ian é um dos emergencista mais maneiro que já tive a honra de conhecer. Sua tranquilidade transpassa a gente de uma forma tão suave, que a gente…
-
Casos em ME 001: AVC isquêmico agudo: Manejo no Departamento de Emergência
Prometa mergulhar nas referências e nós prometemos nos manter diretos! O foco dessa série é mostrar um exemplo prático e direto de como usamos a literatura na nossa prática. Mergulhe fundo você também! Paciente 56anos, feminina, trazida por familiares por perda súbita da movimentação. A paciente parece acordada, você se aproxima para examiná-la, se apresenta…