
CURSO: AIME Advanced
Realizado em: 14/02/2020
CIDADE: Halifax, Canadá
MINHA BAGAGEM PRÉVIA:
- 2017: XXIII Curso de Via Aérea Difícil: Abordagem teórico – prática. (Carga horária: 10h).
- Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil. https://www.e-inscricao.com/anestesiologiausp/vad
- 2018: The Difficult Airway Course: Emergency. (Carga horária: 32h). SCHUMACHER Clinical Partners, Estados Unidos https://www.theairwaysite.com
- 2019: The Difficult Airway Course: Emergency. Edição Brasil. SP. https://omnicma.com
- 2019: Cadaver Lab, Dallas, Estados Unidos https://bemedinspired.com
O QUE ACHEI:
O único defeito desse curso é durar apenas um dia.
Desde quando comecei a estudar o manejo da via aérea na emergência, e aprendi que havia um mundo inteiro de conhecimento para ser desbravado, estive apaixonada por aprender e ensinar manejo da via aérea na emergencia. E sentia um pouco de indignação por não saber antes (durante a minha formação na faculdade) sobre tanto que era necessário saber para cuidar com mais segurança e responsabilidade desses pacientes no departamento de emergência. É magnifico poder ver a qualidade desse atendimento crescer no Brasil, exatamente como aconteceu em muitos outros países!
E uma das minhas maiores inspirações nesse processo de crescimento e aprendizado no manejo da via Aérea sempre foi o Dr George Kovacs, após conhecer seu projeto AIME (http://aimeairway.ca), e principalmente após assistir essa aula The Psychologically Dangerous Airway https://www.youtube.com/watch?v=lGEPihAG_Yw&t=1261s , aprender com ele ao vivo era um grande sonho.
E então, finalmente consegui ir até o Canadá agora em fevereiro para fazer o curso AIME Advanced!
Os pontos altos do curso são:
- Prática das habilidades em cadáveres doados para Human Body Donation Program at Dalhousie – “Nada mais próximo do corpo humano, do que o próprio corpo humano.” A possibilidade de aprender com cadaveres faz toda a diferença! Mesmo tentando o máximo possível os manequins não conseguem se igualar suficientemente a realidade, pontos importantes de anatomia, e entender as microhabilidades com noções de espaço, peso e pressão: fazem toda a diferença.
- Intubação no paciente acordado: Esse é um dos maiores trabalhos do Dr Kovacs, que faz questão de fazer uma demonstração ao vivo, nele mesmo, de sua técnica e dos materiais que usa. Podemos perceber que é uma técnica simples, mas que exige conhecimentos aprimorados. As principais indicações dessa técnica são: via aerea anatomicamente difícil diagnostica, ou via aerea fisiologicamente difícil, ambos em pacientes cooperativos.
- Mas vale a pena aprender essa técnica hoje para trabalhar nas Emergências do Brasil? – É interessante saber as indicações, ter um bom conhecimento da anatomia, se onde você trabalha tem algum dispositivo de vídeo ou fibroscópio, vale a pena sim, se não tem (a maioria das emergências do Brasil hoje), é importante trabalhar para conseguir, e existe algumas alternativas mais em conta como vividtrak, king vision, Airtraq. Apesar de ser possível realizar com Laringoscopia Direta, não faz muito sentido considerando as principais indicações: como via aerea anatomicamente difícil.
- Discussão de casos reais, muita troca de informação e videos de qualidade.
- Oportunidade de treinar vários tipos de dispositivos, e inclusive discussão das limitações dos dispositivos e como supera’-las, como intubação com fibroscópio auxiliada pelo videolaringo no paciente sedado.
O formato do curso: Curso teórico-pratica com algumas aulas teóricas e muito espaço para prática direto com cadáveres e diversos dispositivos. 5 a 6 alunos por instrutor e oportunidade de experimentar cada habilidade em todos os cadáveres, o que aumento a chance de encontrar uma via aerea difícil.
Pontos especiais: Excelente interação com os outros alunos do cursos e instrutores, todos muito receptivos e divertidos.
- Alguns exemplos das aulas:
- Introduction and What’s New With O2
- Difficult Intubation Algorithm
Airway Topicalization and Awake Intubation - Case Discussions/COFFEE
Definitivamente recomendo para todos que querem aprimorar suas habilidades e aprender o manejo da via aérea no paciente acordado.
PONTOS FORTES: Uso de Cadaver como manequim, Organização, alimentação, estações práticas, Instrutores extremamente capacitados
INDICADO PARA: Profissionais da saúde com experiencia prévia em Manejo da Via Aérea que queira aprimorar suas habilidades. Aprender intubação no paciente acordado.
NOTA: 09/10

PRÓXIMOS CURSOS:
PRACTICAL EMERGENCY AIRWAY MANAGEMENT https://www.ceme.org/content/practical-emergency-airway-management-november-2020