Todas Postagens

  • ER Cast 06: Hipercalemia

    Siiiiim, depois de tanto tempo esperando pelo próximo episódio, estamos enfim de volta! Nesse episódio discutiremos uma das alterações eletrolíticas mais frequentes e importantes do PS: a hipercalemia. Ponha seus fones de ouvido e ouça agora o que o excesso de potássio pode causar.Convite para o Grupo do Telegram do Emergência Rules: https://t.me/joinchat/DB0Q5xbfbYZK-W97vwY2JQ Minutagem: -02:50…

  • Medicina de emergência: uma especialidade única

    Por:  Will Sanderson, Danny Cuevas, Rob Rogers Tradução livre por: Rebeca Bárbara, estudante de Medicina Imagine você entrando no hospital para começar o seu dia – as ambulâncias com as sirenes ligadas, a sala de espera clamando, bebês chorando. Você passeia por esse mar de humanidade e, eventualmente, chega ao seu posto de trabalho. Depois…

  • Como definir hipotensão pediátrica?

    Tradução livre (com autorização) de: Journal Feed: Acesse, assine e se mantenha atualizado: posts diários com resumos e breve avaliação crítica dos principais artigos sobre medicina de emergência. Escrito por Clay Smith A definição de hipotensão em crianças pelo Suporte Avançado de Vida Pediátrica(PALS)/Suporte Avançado de Vida no Trauma(ATLS) (isto é percentil 5 para a PAS)…

  • 🤓 Medicina Baseada em Evidências é fácil

    Tradução livre de: Justin Morgenstern, “Evidence Based Medicine is Easy”, First10EM blog, January 8, 2018. Available at: https://first10em.com/ebmiseasy/ 😱 Eu sei que a medicina baseada em evidências assusta a maioria das pessoas. As estatísticas parecem complicadas. Os artigos geralmente estão cheios de linguagem obtusa. As pessoas estão constantemente debatendo pequenos detalhes nos clubes de revistas, o…

  • 🧠 CONVULSÃO PSICOGÊNICA NÃO-EPILÉPTICA

    “Pseudoconvulsão”   Não é incomum chegar ao Departamento de Emergência (DE) pacientes com quadro sugestivo de crise convulsiva e você sentir dúvida. Às vezes, por um “instinto”, principalmente depois que assistimos várias crises convulsivas verdadeiras, sabemos que se trata de algo diferente.  Assim como, podemos nos sentir incomodados ao atender esses pacientes, por aversão ao…

  • Sepse: Direto ao ponto

    Paciente 36 anos, feminina queixando de mal estar. SINAIS: PA: 90x56mmHg, FC: 135bpm, FR: 28irpm, Sat:92% em AA, temp: 36.5C, Glicemia: 126mg/Dl Paciente queixando de dor lombar bilateral há 5 dias. Procurou posto de saúde várias vezes, foi medicada com sintomáticos para dor muscular e recebeu alta. Você questiona se houve febre: Não tem certeza,…

  • Artigo: Via aérea avançada para PCR extra-hospitalar não chocável?

    Tradução livre (com autorização) de: Journal Feed : Acesse, assine e se mantenha atualizado: posts diários com resumos e breve avaliação crítica dos principais artigos sobre medicina de emergência Via aérea avançada para PCR extra-hospitalar não chocável? 08 de abril de 2019 01:00 Escrito por Clay Smith Spoon Feed Garantir uma via aérea avançada foi associado…

  • BLOQUEIO DE RAMO ESQUERDO – QUE NÃO É SABIDAMENTE NOVO – COMO AVALIAR DIANTE DA SUSPEITA DE IAM

    A SCA(Síndrome Coronariana Aguda) com a presença de BRE (bloqueio de ramo esquerdo) agudo é RARO e difícil de diagnosticar, é necessário a avaliação dos parâmetros do ECG (tamanho e direção do QRS) e para isso você pode usar Os Critérios de Sgarbossa Modificado. A maior parte dos pacientes com BRE já tem essa alteração…

  • Melhorar a visualização durante a laringoscopia direta

    Dicas de Intubação: O que fazer para melhorar a visualização durante a laringoscopia direta? Pense num relógio para memorizar os seus planos. Tenha um assistente. Pré-oxigene excessivamente bem para ter tempo. – Foque no relógio: 12h: Manipulação bimanual da laringe 15h: Abertura da rima labial a direita 18h: Melhore a posição da cabeça do paciente…

  • Rabdomiólise

      Paciente 25anos, queixando de dor muscular intensa, fraqueza de membros inferiores limitando deambulação e urina cor de “coca-cola”. É previamente hígido, atleta e há 1 semana mudou o treino de musculação para maior intensidade. Nega uso de substancias ilícitas, anabolizantes, álcool ou tabagismo. Os sinais vitais estão normais, e não tem alteração ao exame…

  • ISOLAMENTO RESPIRATÓRIO

    Transmissão por via aérea ou respiratória A transmissão de microrganismo por via respiratória pode ser dividida em duas modalidades, a transmissão por gotículas e a transmissão por aerossóis:   Transmissão por aerossóis A transmissão por aerossóis é diferente da transmissão por gotículas. Algumas partículas eliminadas durante a respiração, fala, tosse ou espirro se ressecam e…

  • O POSICIONAMENTO DO CATETER CENTRAL, IMPORTA? 🤔

    Esse cateter central, precisa ser reposicionado? . Também fui ensinado que a ponta do cateter central deve ser posicionada na veia cava superior. Se o cateter estivesse no átrio direito, poderia causar perfuração cardíaca. 😱 Se estivesse muito alto, então as drogas vasoativas poderia causar esclerose das veias. 😨 . 🤓 Qual a posicação ideal…

  • MANEJO das INTOXICAÇÕES CUMARÍNICAS NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA

    Paciente 65a, procurou atendimento por aparecimento de lesões roxas em cavidade oral e sangramento gengival espontâneo. AP: Paciente coronariopata. Atualmente está em uso de marevan devido quadro de TVP diagnosticado há 2 meses. Faz uso tb de carvedilol, furosomida, losartana. Pela manha percebeu gosto de sangue na boca, e ao se examinar um hematoma lhe…

  • Infográfico HiperK

  • Nova Diretriz de Bradicardia da AHA

    8 de dezembro de 2018 01:00 Escrito por Thomas Davis Tradução livre por Jule Santos (com permissão) Spoon feed A mais recente diretriz da AHA aborda a avaliação e o manejo da bradicardia e distúrbios de condução. Isso inclui disfunção do nó sinusal, bloqueios AV e bloqueios de ramo. Veja o que você precisa saber…

  • Estudo: Incidence and factors associated with cardiac arrest complicating emergency airway management

    Estudo: Incidence and factors associated with cardiac arrest complicating emergency airway management -> Incidência e fatores associados a parada cardíaca complicando o manejo da via aérea na emergência Quem: Alan C. Heffner a,b,∗, Douglas S. Swords b, Marcy N. Neale c, Alan E. Jonesb, d  a Division of Critical Care Medicine, Department of Internal Medicine, Carolinas…

  • Péra, não é epilepsia!

    – Chega para você paciente 73 anos, previamente diabético, apresentando quadro de dor torácica iniciada há 1 dia de forma intermitente, e que se tornou constante há 2 horas. – Realizado ECG na triagem: supra de ST em DII, DIII e aVF     – Paciente recebe AAS 300mg VO para mastigar e clopidogrel 300mg…

  • hiperK e ECG

    🙋🏾‍♂️ Chega para você paciente 67 anos, previamente hipertenso, diabético, portador de doença renal crônica dialítica, apresentando mal estar inespecífico, e fraqueza difusa.  SINAIS:  PA: 135x56mmHg, FC: 85bpm, Sat: 99% em AA, glicemia: 125mg/Dl, FR: 19irpm Logo que o paciente é monitorizado você repara no padrão bizarro dos complexos QRS.  E agora?  Paciente estável, você…

  • COMO SER UM ROCKSTAR NA IDENTIFICAÇÃO DE AVCi POSTERIOR

    COMO SER UM ROCKSTAR NA IDENTIFICAÇÃO DE AVCi POSTERIOR🙅🏽 Chega para você paciente 51 anos, masc, queixando de cefaléia de início súbito, associado tontura e vômitos há 1 hora. Nega comorbidades, uso de medicações, é tabagista. A cefaléia é em região temporal direita, moderada, nega quadro de cefaléia recorrente. Mas o que está mais incomodando…

  • AULA ABRAMEDE2018: Manejo da Via Aérea no Paciente Séptico (Assassinos POp) – Referências

    Chega para você paciente 36anos com quadro de mal estar, dor lombar e sonolência. SINAIS VITAIS: PA: 98X54mmHg, PAM: 69mmHg, IC:1,14 FC: 112, FR: 28IRPM SAT 91% EM AA, TAX.: 37°C Paciente refere que está em uso de anti-inflamatória há 1 semana para dor lombar. Anterior a isto teve um quadro de disúria que tratou com piridium, nega comorbidades e alergias. Refere hiporexia há 3 dias, alguns episódios…