Como treinar: CRICO CIRÚRGICA

Você iniciou a laringoscopia e para sua surpresa a via aérea do paciente não é tão fácil quanto você esperava, você posiciona melhor a cabeça do paciente, faz a movimentação bimanual da laringe, mas mal consegue ver o final da base da língua: cadê a epiglote?

O paciente tá dessaturando! Alguém te avisa. Você tenta intubar as cegas. Mas rapidamente confirma a intubação no esôfago.

Paciente tem doença pulmonar e é obeso. Você passa a Guedel e uma canula nasofaringea, inicia as ventilações de resgate com a BVM, mas a saturação continua 80% e caindo. Você passa a máscara laríngea, volta a ventilar e a saturação começa a subir, mas se detém em 80%.

O kit de crico está ali, te esperando. É o momento de decidir o próximo passo: você sabe o que fazer?

Fazer uma cricotireoidostomia na emergência pode ser um procedimento muito estressante, porque envolve lidar com muitos sentimentos desagradáveis numa situação caótica que exige agilidade. Durante o manejo da via aérea, necessitar da crico, geralmente significa falha (você não conseguiu intubar, nem garantir a oxigenação do paciente e agora ele corre risco de morrer – e muito rápido) e você precisa fazer um corte no pescoço dele, logo você, que quase não usa o bisturi.

Com os adventos de técnicas e dispositivos modernos, essa situação tem se tornado cada vez mais rara, sendo assim, ninguém tem expertise em realizar o manejo cirúrgico da via aérea numa situação de emergência. Nem o emergencista, nem o anestesista e nem o cirurgião que está habituada a realizar traqueostomia eletiva. Para tanto, a melhor pessoa para realizar o procedimento, é o que estiver melhor preparada (treinada).

Tem quase cinco anos desde a última vez que experimentei essa situação, logo tenho que treinar o máximo possível em modelos artificiais para me manter num mínimo de preparo. Tanto treinando as habilidades mecânicas, o passo a passo, quanto treinar a mente em simulação de casos clínicos para pensar precocemente em realizar crico, antes que seja tarde demais.

Aqui temos os links para você:

NÃO ESQUEÇA DE NOS CONTAR SUA EXPERIÊNCIA!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.