PRÁTICA DELIBERADA – micro-habilidades e o Manejo da Via Aérea na Emergência

Meu primeiro contato com o conceito: Prática Deliberada, foi com esse vídeo do Dr. George Kovacs (médico Emergencista canadense) falando sobre “A via aérea psicologicamente perigosa“ (tradução livre), esse vídeo mudou minha percepção sobre minhas próprias habilidades,  reconhecer tudo o que não tinha sido me ensinado e me ajudou a ensinar melhor. 

https://www.youtube.com/watch?v=lGEPihAG_Yw

AIME (http://www.aimeairway.ca) E aqui tem um livro texto  incrível infinito online e sem custos sobre o manejo da via aérea na emergência, de onde tirei grande parte dessas referências. 

PRATICA DELIBERADA: 

É uma prática com propósito e sistematizada, através da qual há boa evidência científica de maior chance de se alcançar a expertise em qualquer habilidade/área. 

Por meio de passos(micro-habilidades), de preferência já bem estabelecidos, com treinos de complexidade escalonados e feedback continuo.

Para ser bom no manejo da via aérea, é necessário experiência, então quanto mais você intubar, mais experiencia você vai adquirir. 

Mas para ser um mestre, um Jedi na arte de intubar é preciso prática deliberada.  Realizar os mesmos passos várias vezes, sem propósito, sem orientação e sem experimentar complexidades variadas, não vai te fazer muito melhor do que um cara que intuba por intubar… 

E O QUE É SER MELHOR DO QUE BOM NO MANEJO DA VIA AÉREA? 

Manejar uma via aérea com sucesso é: indicar com precisão, se preparar com exatidão minuciosa, estabilizar o paciente com perfeccionismo, lidar com elegância com as adversidades não previstas e saber que realmente você fez o melhor trabalho para garantir segurança ao paciente, o objetivo não é simplesmente um tubo na traquéia, mas um paciente que tenha mais chances de sobreviver sem sequelas. 

De forma direta:

-> Você teve sucesso SE: a PAD ficou acima de 90mmHg o tempo todo incluindo pós procedimento, se a Saturação nunca ficou abaixo de 90%, se conseguiu intubar em menos de 90segundos e se na sua prática você intuba em primeira passagem em mais de 90% das vezes. 

COMO TREINAR USANDO A PRATICA DELIBERADA:

– Divida a habilidade/procedimento em micro passos (micro-habilidades)

– Crie uma representação mental da habilidade (quanto melhor você conseguir visualizar na sua cabeça o procedimento, maior sua chance de fazê-lo com mais competência)

– Treine – entenda e use simulação, manequins… etc (mas não somente repetindo o mesmo do mesmo)

– Treine com graus diferentes de complexidade

– Monitore seu progresso/tenha um mentor para ajustes frequentes (Feed-back)

Micro-habilidades:

  • Divida o procedimento nos menores passos possíveis, e treine um passo por vez, até dominar com precisão cada passo.

– Facilita criar uma representação mental da habilidade que você quer aprender ou ensinar

– Melhora a compreensão do procedimento

MICRO-HABILIDADES PARA USAR LARINGOSCOPIO DIRETO

  • Primeiro: avaliação adequada e posicionamento ideal do paciente (respeitando suas patologias e anatomia própria)
  • Conheça seu material, descubra como funciona e o motivo de cada parte de seu design.
  • Entenda como segurar de forma mais eficaz o laringoscópio e como ele deve ser usado. E sua própria postura, quanto mais você estiver confortável, maior sua chance de sucesso. 

PASSOS:

A) Epigloscopia: primeiro procure pela epiglote, marca a abertura da glote

B) Valeculoscopia: deslize a ponta da lamina até a valécula. Se você estiver no lugar certo, uma leve pressão no ligamento hioepiglotico vai elevar a epiglote e melhorar sua visualização da glote, expondo as cordas vocais. Se precisar de muita força, talvez você precise avançar um pouco mais. 

C) Laringoscopia: Manipule a laringe externamente e eleve a cabeça do paciente conforme necessário para melhorar sua visualização. 

D) Intubação: passagem do tubo 

Treinar cada etapa é importante e depois treinar as complexidades e dispositivos alternativos.

Almeje ser o Jedi no manejo da via aérea para cuidar do seu paciente.

Por Jule Santos

Referencias: 

#FOAMedBR #FOAMed #FOAMedPt

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.